Túnel Cut and Cover entre a Estação Marechal Deodoro e Pátio da Barra Funda da Linha Leste-Oeste – METRÔ – SP

Descrição

Empreendimento:
Serviço de Projeto Cut and Cover do Túnel do Metrô entre a Estação Marechal Deodoro e trecho em superfície no Pátio da Barra Funda da Linha Leste-Oeste do Metrô

Cliente:
METRÔ/SP – Companhia do Metropolitano de São Paulo

Inicio: 02/05/1984
Término: 31/12/1987

Custo dos Serviços: Cr$ 522.408.300,00 / US$ 361,278.22

Serviços Executados:
Projeto Executivo da Cobertura de Vala e do Escoramento; Avaliação do Recalque no Terreno e nas Edificações Lindeiras; Avaliação de Danos Estruturais e Níveis de Alerta, inclusive para o Elevado, frente a recalques diferenciais; Projeto Executivo da Subfundação do “P82” do Elevado Costa e Silva; Especificação e Acompanhamento de Ensaios no Concreto do Bloco existente do Pilar “P82”; Projeto Executivo da Estrutura Permanente do Túnel em concreto armado moldado in loco; Acompanhamento da obra e Elaboração de Desenhos “as built” (“como construído”).

Atividades Desenvolvidas:

  • Projeto executivo da cobertura de vala e do escoramento, entroncado com perfil metálico, método Berlinense;
  • Avaliação do recalque no terreno e nas edificações lindeiras em decorrência do rebaixamento do lençol freático, do método construtivo e de deformação do escoramento;
  • Instrumentação e monitoramento das edificações lindeiras para avaliação de danos estruturais e níveis de alerta, inclusive para o Elevado , frente a recalques diferenciais;
  • Projeto executivo da subfundação do P82 do Elevado Costa e Silva, em função da interferência das fundações do Pilar com o túnel;
  • Especificação e acompanhamento de ensaios no concreto do bloco existente do pilar P82 para identificação da resistência do material frente as novas solicitações determinadas no cálculo decorrentes da sua incorporação à estrutura de transferência de carga do Pilar para as novas fundações;
  • Visitas periódicas para acompanhamento e análise das ocorrências de obra (ATO), nas suas diversas fases com proposta de solução;
  • Análise e interpretação dos resultados da instrumentação instalada nas edificações lindeiras e nos pilares do Elevado Costa e Silva bem como das ocorrências constatadas durante a execução da obra;
  • Acompanhamento, monitoramento, análise e interpretação dos resultados da instrumentação e da própria transferência de carga do Pilar P82 e do corte das estacas, realizados sem interrupção do tráfego sobre o viaduto;
  • Elaboração de desenhos “como construído” (“as built”).

 

Voltar para o Topo